História da Merkur

A marca foi lançada em 1920 e funcionou até 1940, quando a Segunda Guerra Mundial interrompeu a produção.
Foi retomado em 1947. A empresa privada foi encerrada e os seus activos nacionalizados pelo estado comunista checoslovaco em 1953.
Os brinquedos Merkur foram fabricados durante o período comunista e exportados para toda a Europa.
História da Arpra
Foi fornecedora de peças fundidas em metal, principalmente o zamac, para a indústria automotiva nacional, sendo seu principal cliente a Ford do Brasil e Mercedes-Benz. Itens como ornamentos de capô do Galaxie e Landau, emblemas da linha Maverick e Corcel, emblemas e maçanetas da linha de caminhões Mercedes-benz e pequenos botões e acabamentos.
Na década de 70 começou a produzir modelos em escala de veículos pesados e tratores com a finalidade de serem utilizados como brindes para grandes empresas do ramo de transporte ou implementos agrícolas, sempre na escala 1:50.
Muitos se interessavam pela perfeição destas e buscavam a empresa para comprá-las e assim a Arpra começou a comercializá-las sob o nome comercial de "Supermini".
Produziu uma linha ampla de modelos, sendo elas Mercedes-Benz, Scania, Valmet, Caterpillar, CBT, Agrale, Dinapac, Atlas Copco, com os logotipos originais inclusive na caixa, mas as carretas e reboques não mencionavam nenhuma marca. Ainda produziu miniaturas da Volvo e três modelos de carros, sendo Chevrolet Kadett GS, Ford Escort GL e Chevrolet Monza SL/E, com acabamento e detalhes bem abaixo do nível de seus modelos da linha pesada.
Fonte: Site Wikipedia



